Avenida Afonso Pena, 2770 - 2o. andar, Funcionários. 
CEP: 30130-007
Telefone: (31) 3275-3873 / (31) 97510-4560
ipsmmg@institutopsicanalise-mg.com.b
r

ISSN 1982-5617

NORMAS  

 

  1. A Revista Almanaque On-line é uma publicação do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais (IPSM-MG). Publicamos artigos originais nacionais ou estrangeiros, tais como: relatos de pesquisa em psicanálise aplicada; trabalhos de elucidação clínico-conceitual relacionados à obra de Freud, ao ensino de Lacan e seus desdobramentos no âmbito da história da psicanálise; textos produzidos por inscritos no Curso de Psicanálise, nos Núcleos de Pesquisa e em Lições Introdutórias; entrevistas; resenhas e artigos relativos à teoria, à clínica e à política de orientação lacaniana.
  2. Os artigos, ensaios e resenhas deverão ser inéditos, em língua portuguesa e serão apreciados pela Equipe Editorial, segundo o rigor epistemológico, a pertinência clínica e a relevância política para o ensino e a transmissão da psicanálise no IPSM-MG. A Equipe Editorial poderá fazer uso de consultores ad hoc a seu critério. Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos no período. Caso sejam recomendadas modificações no texto para a publicação, o autor será notificado e encarregado de providenciá-las.
  3. Pontos de vista e opiniões emitidas nos textos publicados no Almanaque on-line são de inteira responsabilidade dos autores.
  4. Em caso de relatos de casos clínicos, o anonimato deve ser preservado.
  5. Os arquivos devem ser encaminhados em Word com o assunto “Almanaque On-line” para o seguinte e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  6. A formatação do texto deve ser feita em alinhamento justificado, com margens de 2,5cm, fonte Verdana tamanho 10, espaçamento 1,5 para corpo do texto e espaçamento simples e recuo de 4cm para citações diretas longas.
  7. Os elementos pré-textuais devem conter: título em português e em inglês; nome(s) do (s) autor(es), filiação acadêmica e institucional e e-mail do(s) autor(es); resumo e abstract com até 6 linhas; e 3 a 5 palavras-chave e keywords.
  8. As indicações de fontes das citações devem vir no corpo do texto no formato padrão autor/data; obras clássicas citadas devem vir acrescidas de ano do original antes do ano da edição utilizada. Exemplo: (LACAN, 1972-73/1985, p. 72).
  9. Notas de rodapé devem ser reduzidas ao estritamente necessário, sendo indicadas no fim do documento, em algarismos arábicos, fonte Verdana tamanho 9 e espaçamento simples.
  10. A lista de referências deverá vir indicada ao final do texto, em fonte Verdana tamanho 10 e espaçamento simples, contendo apenas os autores e as fontes efetivamente citados, organizada em ordem alfabética de sobrenomes e respeitando as orientações gerais a seguir (para orientações aqui não contempladas, deve-se utilizar a ABNT NBR 6023/2018 ou sua versão mais atualizada):

 10.1. Obras completas:

SOBRENOME, Inicial do nome. Título da obra: subtítulo. Tradutor(es). Cidade: Editora, ano da edição utilizada. (Ano da publicação original em caso de obra clássica [no caso de obras de Lacan, indicar se publicado ou proferido]). 

Exemplo:

LACAN, J. O Seminário, livro 23: O sinthoma. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007. (Trabalho original proferido em 1975-76).

10.2. Partes de obras:

SOBRENOME, Inicial do nome. Título da parte. In: SOBRENOME, Inicial do nome [em caso de autoria/organização diferente da parte]. Título da obra: subtítulo. Tradutor(es). Cidade: Editora, Volume [se coleção], ano da edição utilizada, páginas da parte. (Ano da publicação original em caso de obra clássica [no caso de obras de Lacan, indicar se publicado ou proferido]). 

Exemplos:

FREUD, S. Teorias do sonhar e sua função. In: Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, Vol. IV, 1977, p. 110-122. (Trabalho original publicado em 1900). 

MILLER, J.-A. O real no século XXI. Apresentação do tema do IX Congresso da AMP. In: MACHADO, O.; RIBEIRO, V. A. (Org.). Scilicet: o real no século XXI. Belo Horizonte: Scriptum/Escola Brasileira de Psicanálise, 2014, p. 21-32. 

10.3. Artigos em periódicos:

SOBRENOME, Inicial do nome. Título do artigo. Nome da Revista, número, volume, páginas do artigo, mês/ano. [Indicar endereço eletrônico e data de acesso se for o caso]. 

Exemplos:

BONNAUD, H. Interpretação de sentido, interpretação fora de sentido. Curinga, n. 55, p. 18-27, 2023. 

LAURENT, D. Clínica psicanalítica do delírio. Almanaque On-line, n. 31, ago. 2023. Disponível em: https://www.institutopsicanalise-mg.com.br/index.php/publicacoes/almanaque. Acesso em: 05 set. 2023.

 

© ipsm-mg