58a  LIÇÕES INTRODUTÓRIAS À PSICANÁLISE 

DES-MONTAR A DEFESA 

Coordenação: Lucia Mello e Virgínia Carvalho

 

 “Para entrar no século XXI, nossa clínica deverá se centrar sobre a desmontagem da defesa, desordenar a defesa contra o real” (Miller, 2012). Essa indicação de Miller provém da afirmação lacaniana de que o falasser fala sozinho e sempre a mesma coisa, a não ser que se abra para falar com um psicanalista e receba deste algo que desordena, desarranja (dérange) sua defesa (Lacan, 1976). Gueguen (2014) propõe a utilização do termo “desmontagem da defesa” em detrimento da expressão “perturbar a defesa”, pois, para ele, “a desmontagem da defesa supõe que uma outra construção venha no lugar do que foi esvaziado” (p.103). Estamos de acordo com essa ideia e optamos por incorporar um hífen a esse significante para chamarmos atenção de que, na clínica, há também algo para se “montar”, se “construir” – para usarmos esse significante tão caro a Freud e também a Lacan.

Mas, o que é essa defesa que precisa ser “des-montada”? E como podemos articulá-la à ideia de que “todo mundo é louco” e participa de uma “perda da realidade”? Existe uma “defesa primária” anterior ao recalque? É possível falarmos em “modos patológicos de defesa”? E o sintoma? O que ele “substitui”? O delírio faz “remendo” na “cisão do Eu com o mundo externo”? Seria um “modo de defesa”? O que elaborar sobre “a cisão do Eu” que ocorre do conflito entre “a exigência da pulsão e a reclamação da realidade”? Todo mundo é louco?

Acreditamos que teremos um semestre repleto de elaborações interessantes, perguntas e achados, sempre partindo do texto freudiano para que possamos ir além dele nessa investigação que é, também, muito clínica. 

LACAN, J. O Seminário, livro 24: L’insu que sait de l’une-bevue s’aile a mourre. 1976, inédito.

MILLER, J.A. Hay gran desorden en lo real, en el siglo XXI. Presentación del tema del IX Congreso de la AMP. 2012. Disponível em: http://lacanquotidien.fr/blog/2012/05/hay-gran-desorden-en-lo-real-en-el-siglo-xxi/

GUEGUEN, P-G. Defesa (desmontar a). Um real para o século XXI, Belo Horizonte, Scriptum, 2014, p. 101.

 

Programa:

 

16/08 - Incompatibilidade na vida representativa

Responsável: Virgínia Carvalho 

FREUD, S. As neuropsicoses de defesa (1984). In: ESB. Vol, III. Rio de Janeiro: Imago, 1996. 

FREUD, S. Observações adicionais sobre as neuropsicoses de defesa (1986). In: ESB. Vol, III. Rio de Janeiro: Imago, 1996. 

 

30/08 - Uma defesa primária

Responsável: Cristina Drummond 

FREUD, S. Projeto para uma psicologia científica (1895). In: ESB. Vol. III,. Rio de Janeiro: Imago, 1996. 

 

13/09 - Modos patológicos de defesa

Responsável: Gilson Iannini 

FREUD, S. MANUSCRITO H (1895). In: Neurose, Psicose, Perversão. Obras Incompletas de Sigmund Freud. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2016. 

FREUD, S. MANUSCRITO K (1895). In: Neurose, Psicose, Perversão. Obras Incompletas de Sigmund Freud. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2016.

 

27/09 - O sintoma substituto

Responsável: Mônica Campos 

FREUD, S. Inibição, sintoma e angústia (1925). In: Obras completas, volume 17. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. 

 

11/10 - Uma fissura na relação do Eu com o mundo exterior

Responsável: Cristiana Pittella 

FREUD, S. Neurose e Psicose (1923). In: Neurose, Psicose, Perversão. Obras Incompletas de Sigmund Freud. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2016. 

 

25/10 - Tentativa de cura ou de reconstrução

Responsável:  Ram Mandil 

FREUD, S. A perda da realidade na neurose e na psicose (1924). In: Neurose, Psicose, Perversão. Obras Incompletas de Sigmund Freud. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2016.

 

08/11 - Perigos e defesas

Responsável:  Luciana Silviano Brandão 

FREUD, S. A análise finita e a infinita. (1937). In: Fundamentos da Clínica. Obras Incompletas de Sigmund Freud. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2016.

 

29/11 - Cisão no Eu [Ichspaltung]

Responsável:  Lucia Mello 

FREUD, S. Uma cisão no eu (1924). In: Compêndio de Psicanálise e outros trabalhos inacabados. Obras Incompletas de Sigmund Freud. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2014.

© ipsm-mg