Núcleo de Investigação e Pesquisa em Psicanálise e Saúde Mental
Coordenação: Rosângela Silveira
Coordenação adjunta: Jeannine Narciso
Ementa: No descompasso entre ofertas universalizantes e singularidades, o psicanalista é convocado a se fazer presente com seu saber fazer, com uma prática que, ao conduzir um tratamento ou ação institucional, privilegia as particularidades de cada caso. Se por um lado, as ofertas universalizantes e protocolares fazem calar o falasser, por outro lado, a psicanálise, com a oferta da palavra e sem o furor de curar, pode possibilitar um certo alívio do mal-estar com o bem dizer, contrapondo-se à uma prática de medicalização generalizada.
O “analista útil, cidadão”, como refere Laurent (2004), deve estar presente na cena da pólis e deve se posicionar interrogando o uso dos instrumentos padronizados, algoritmos, nomeações e suas consequências para a subjetividade contemporânea. É nessa direção que se insere a nossa investigação do semestre que dialogará com fazeres e práticas cidadãs com a presença do psicanalista hoje e seus efeitos.
Referências:
ALVARENGA, E. O que a psicose nos ensina como política da psicanálise hoje? In: Correio. Revista da Escola Brasileira de Psicanálise. Estava Escrito... Vol. 87.
FAJNWAKS, F. Não haverá algoritmo para digitalizar o psicanalista. In: Derivas Analíticas, Julho 2022, N. Atual. Disponível em: http://www.revistaderivasanalíticas.com.br/.index.php/algoritmopsicanalista
LAURENT E. Como engolir a pílula. In: Ornicar? De Jacques Lacan a Lewis Carrol. MILLER, J.- A. (Org). Jorge Zahar: Rio de Janeiro, 2004.
23/08/22
Supervisão clínico-institucional: para além da miragem do suplemento de saber, o desejo do psicanalista.
Apresentação: Carlos André Moreira da Silva e Jânia Lurdes Pires Samúdio, supervisores em Centros de Atenção Psicossocial.
Comentário: Elisa Alvarenga.
Às 20:00 h.
Pelo Zoom.
20/09/22
Prática em um ambulatório: impasses de um psicanalista diante da lógica da produtividade.
Apresentação: Andréa Guisoli e Mércia Pimenta.
Comentário: Helenice de Castro.
Às 20:00 h
Pelo Zoom.
18/10/22
Algoritmos, protocolos e conteúdos patrocinados: uma combinação problemática na clínica com crianças e adolescentes. Como o psicanalista se implica nesse contexto hoje?
Apresentação: Maria Helena Fonseca e Sílvia Reis Soares.
Comentário: Margareth Ferraz.
Às 20:00 h
Pelo Zoom.
22/11/22
Psicanálise X Inteligência Artificial: a promessa de controle das subjetividades.
Apresentação: César Rota - Professor do Centro Universitário FIPMoc e Maria Vitória Pereira de Jesus - Rede de Pesquisa em Governança da Internet, UNIMONTES.
Comentário: Márcia Rosa.
Às 20:00 h
Pelo Zoom.