IV COLÓQUIO TyA BRASIL 

O QUE DIZ O INDIZÍVEL DO TOXICÔMANO NA ERA DAS ADIÇÕES GENERALIZADAS 

Data: 11 de março de 2021

Horário: Das 18:00 às 21:30 horas

Valor: R$40,00

Inscrições: https://www.encontrobrasileiro2020.com.br/inscricoes-cadastro/

O evento será realizado de forma online. 

A subjetividade contemporânea e o imenso espectro de modalidades de gozo existentes fazem das adições generalizadas, incluindo aí as toxicomanias, um paradigma a ser confrontado. Se já não contamos com os Ideais e com o Pai "proibindo" ou fazendo borda ao gozo, vivemos sob o mandato de um empuxo ao consumo, onde qualquer objeto se presta a uma satisfação não dialetizável, marcada por um ilimitado, próximo ao gozo feminino não-todo. Diante dessa perspectiva, poderíamos dizer que a toxicomania faz série às outras formas de consumo ou nos ensina que há uma especificidade que a distingue das adições generalizadas? Através de filmes, e de fragmentos da literatura, os psicanalistas da rede TyA Brasil estarão reunidos tentando depreender o indizível que concerne à clínica das toxicomanias de nossa época, sua aproximação com o gozo feminino na medida em que esse também se localiza em um para além do falo.

 

 

Sobre a TyA

TyA é uma rede mundial que reúne grupos e instituições ligadas aos Institutos do Campo Freudiano que, nos diversos lugares do mundo, se ocupam e interrogam acerca do tema das Toxicomanias e Alcoolismo na contemporaneidade. A rede TyA teve seu início sob a orientação de Judite Miller e hoje segue sob direção de Ève Miller-Rose.

A Rede TyA Brasil enlaça de diversas maneiras os grupos, núcleos de pesquisa, cartéis, instituições e pessoas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Paraíba, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Brasília que têm como causa o estudo teórico e a clínica das toxicomanias e do alcoolismo. A rede é aberta a todos interessados nesta investigação. 

Conheça e acesse as revistas Pharmakon Digitais: www.pharmakondigital.com
A Revista PHARMAKON DIGITAL é uma publicação bilíngue, em português e espanhol, da Rede de Toxicomania e Alcoolismo (TyA) do Campo Freudiano. Publicamos artigos originais de Psicanálise aplicada ao tema das toxicomanias e alcoolismo, relacionados à obra de Freud, ao ensino de Lacan e seus desdobramentos. São três números com textos dedicados ao tema das "Imagens e Intoxicações"; " A especificidade da Toxicomania" e " Toxicomanias e Psicoses".

Coordenação da Rede TyA Brasil: Maria Wilma S. de Faria
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.