Editorial

 

No dia 2 de agosto de 2021, o Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais (IPSM-MG) retomará suas atividades, ainda no formato virtual. Nossa tradicional Aula Inaugural acontecerá nessa data, abrindo os trabalhos do semestre. Teremos a honra de receber Maria Josefina Sota Fuentes, membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP), atualmente presidente do Conselho da EBP. Nossa convidada desenvolverá o tema “Erotomania: o amor sem ponto de basta?

A Aula Inaugural dará início às atividades  de abertura do semestre  e será realizada em parceria com a Escola Brasileira de Psicanálise – MG. O tema proposto  se  relaciona  ao Encontro Americano de Psicanálise de Orientação lacaniana – Enapol - que acontecerá nos dias 09 e 10 de outubro de 2021. Ram Mandil, um dos diretores do Encontro, coordenará a mesa que contará com  Fernando Casula como debatedor. Na ocasião, como de costume, lançaremos o n. 27 da  Revista Almanaque on line, dedicado à temática da Interpretação, eixo de trabalho da Seção Clínica do IPSM-MG neste ano.

Interpretação: da escuta do sentido à leitura do fora de sentido”, é o tema que continuará nos orientado nesse semestre. Ele nos remete  às possíveis intervenções do analista, servindo de orientação para as atividades de investigação nos núcleos de pesquisa do Instituto.  Privilegiaremos as intervenções analíticas  nos diversos contextos onde se pratica a psicanálise aplicada, ressaltando seus princípios, alcance e limites.

Neste semestre, continuaremos os estudos, nas Lições Introdutórias,  do Seminário 6 – O desejo e sua interpretação. No segundo semestre de 2021 nos dedicaremos a estudar as Sete Lições sobre Hamlet, presentes neste seminário de Lacan.

Todas as informações sobre as atividades do IPSM-MG estão disponíveis  no site www.institutopsicanalise-mg.com.br, acessível  por computador, tablet ou celular.  Nele, as programações  do Cien, Cereda e TyA, também podem ser acessadas, bem como as atividades e os eventos do Campo freudiano, no ícone minascomlacan.

A diretoria do Instituto, juntamente com os responsáveis por cada uma de suas atividades, no Ensino e na Seção Clínica, convida os interessados a se informarem e  inscreverem-se. Sintam-se à vontade para procurarem, dentro do rico programa apresentado, o que mais instiga o interesse de cada um.

Desejo a todos nós, um semestre de bom e intenso trabalho, na expectativa de que nossos encontros presenciais possam, em  breve, retornar. Enquanto isso, vamos nos cuidando.

 

Maria José Gontijo
Diretora Geral do IPSM-MG