Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Direito
Núcleo de Investigação em Psicanálise e Direito
Coordenação: Elaine Maciel
Coordenação Adjunta: Maíra Freitas
Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
EMENTA
O acontecimento de corpo político
No primeiro semestre de 2022 iniciaremos a investigação sobre o tema: “O acontecimento de corpo político”, um tema que traz para a cena a emergência de gozo advinda do impacto da língua sobre o corpo. Uma dimensão clínica articulada a uma dimensão política. Miller nos convoca a tomar parte no debate político e é nessa perspectiva que o psicanalista deve se fazer presente no cenário atual, levando em conta a subjetividade de sua época. Eric Laurent, ainda na década de 90, nomeia esse psicanalista de “analista cidadão”. Um analista que participa ativamente, que intervém no debate democrático e reconhece a diversidade de modos de gozo, sendo sensível às formas de segregação.
Nesse contexto e considerando a proliferação de comunidades de gozo presente na atualidade, discutiremos o acontecimento de corpo político a partir da articulação entre a norma universal e a singularidade do sujeito, na interlocução com o campo do direito.
Traremos para o debate o uso da constelação familiar no universo jurídico. Nesse âmbito, há a possibilidade de escuta do sujeito? De qual lado o saber se encontra? Essas e outras questões nos suscitam a pensar dois pontos: o lugar de objeto do direito e a sustentação da singularidade de cada um. Em seguida, discutiremos um documentário que aborda a questão da identidade de gênero, a partir de uma criança de oito anos. A discussão abrangerá, inclusive, a legislação de dois países: Brasil e Argentina, numa articulação com as questões da singularidade, que perpassam o documentário. Em um outro encontro será abordado a mudança vivida pela sociedade no que concerne ao controle. Se antes tínhamos os pactos jurídicos, que tentavam regular o gozo, hoje temos, predominantemente, o controle tecnológico, advindo do neoliberalismo, que evidencia o imperativo de gozo. O que pode a psicanálise frente ao domínio do algoritmo em detrimento às intervenções humanas?
18/03/2022
O acontecimento de corpo político: da norma universal ao singular do sujeito
Apresentação: Elaine Maciel
Às 10:30 horas
Pelo Zoom
06/05/2022
Constelação familiar no universo jurídico: possibilidade de escuta do sujeito?
Apresentação: Fabrício Ribeiro
Às 10:30 horas
Pelo Zoom
20/05/2022
Discussão do documentário: Pequena Garota, 2020. Direção: Sébatien Lifshitz.
(O documentário se encontra no GooglePlay e deverá ser assistido previamente).
Comentários: Alexandre Costa Val e Silvia Baudini
Às 10:30 horas
Pelo Zoom
03/06/2022
Da sociedade dos pactos jurídicos à sociedade da modulação: as normatividades do neoliberalismo
Apresentação: Márcio Toledo
Às 10:30 horas
Pelo Zoom
01/07/2022
Conversação sobre a investigação do semestre
Apresentação: Maira Freitas
Coordenação: Elaine Maciel
Às 10:30 horas
Pelo Zoom