Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Saúde Mental - Montes Claros (NIPS)

 

EMENTA :

Freud demonstra que o conteúdo dos sonhos revela um significado que, decifrado pela interpretação, permite que se conheça o desejo inconsciente e sua satisfação. Lacan (1985) dirá que Freud foi além do despertar decifrador do sonho, todo interpretável, localizando no próprio sonho um ponto opaco à interpretação. A partir do Sonho da Injeção de Irma, considerado por Freud paradigmático, este ponto, marca insondável de todo sonho, será designado como o seu umbigo.

Para Lacan, o umbigo do sonho refere-se ao que não pode ser dito e nem escrito, o que não cessa de não se escrever e, portanto, indica o limite da palavra, revelando a existência do real. Aqui, a interpretação como produtora de um sentido, alcança sua impossibilidade. No sonho da injeção de Irma o que se destaca é exatamente este vazio de sentido, relançando o real como pura cifra (RUBIÃO,2020, p.87).

A partir destas elaborações, como opera a psicanálise na realidade mediada pela tela, pela imagem? Como interpretar frente à impossibilidade da presença dos corpos imposta pela pandemia?

 

2º sem.2021

 

AGOSTO - DIA 24  - TER­­ÇA FEIRA 

Seminário Teórico: Do insondável do sonho de Irma ao encontro com o trou-matisme.

Apresentação: sugestões: Antônio Teixeira.

Comentário: Andréa Guisoli Mendonça.

Às 20:00 horas.

Pelo Zoom.

 

SETEMBRO - DIA 21  - TER­­ÇA FEIRA 

Seminário Teórico/clínico: Trans: há algo a se interpretar?

Apresentação: Sílvia Reis Soares.

Comentário: Ana Lydia.

Às 20:00 horas.

Pelo Zoom.

 

OUTUBRO - DIA 26 - TERÇA FEIRA 

Seminário Teórico: Interpretação em tempos de atendimento online.

Apresentação: Cristiane Barreto.

Comentário: Rosângela Silveira.

Às 20:00 horas.

Pelo Zoom.

 

NOVEMBRO - DIA 30 - TERÇA FEIRA

Seminário Teórico/clínico:  Clínica Psicanalítica on-line: como interpretar o sintoma da criança?

Apresentação: Inês Seabra.

Comentário: Jeannine Marie Teixeira Narciso.

Às 20:00 horas.

Pelo Zoom.


 

REFERÊNCIAS:

FREUD, S. A interpretação dos sonhos. (1900) _____ . Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. v.4 . Rio de Janeiro: Imago,1969

LACAN, J. O seminário, livro 2: o eu na teoria de Freud e na técnica psicanalítica. (1954-1955) Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.p. 216-217.

RUBIÃO, Laura. O sonho da Injeção de Irma: quando a interpretação toca o real. In: Curinga Revista da Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Minas Gerais Interpretação e real. Belo Horizonte: Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Minas, n.49, jan./jun de 2020. p.81-88.

STECCO, C. O umbigo do sonho. Um sonho impoético. In: O sonho, sua interpretação e seu uso no tratamento lacaniano. São Paulo: Escola Brasileira de Psicanálise, 2020. p.35-36.