V. 5 – Nº 9 – 2º semestre de 2011

ENTREVISTA Uma questão para a AMP-América – Elisa Alvarenga ENTREVISTA A toxicomania não é mais o que era – Antonio Beneti No meio de todo caminho sempre haverá uma pedra – Rosimeire Silva Uma política para álcool e drogas: como podemos contribuir? – Conversação DE UMA NOVA GERAÇÃO A transferência e o diagnóstico de discurso…

A Escuta Analítica Numa Instituição Prisional

MYNÉIA CAMPOS OLIVEIRA SANTOS Este trabalho tem por objetivo pesquisar o papel da escuta psicanalítica e seus efeitos numa unidade de triagem do sistema prisional da região de Belo Horizonte. Trata-se de uma investigação sobre as possibilidades de instalação da transferência, com suas implicações e nuances, no contexto dessa instituição. Para tal, faremos uma breve…

A toxicomania não é mais o que era

ANTONIO BENETI O mundo das toxicomanias, em 28 anos, aqui em Belo Horizonte, mudou. No Brasil mudou, no mundo mudou! Então, temos que pensar no fenômeno da toxicomania contemporânea, seu lugar, sua função, sem exclusão da singularidade de cada um dos consumidores. Foi assim que eu desenvolvi o que eu vou colocar para vocês, no…

Uma Questão Para A AMP-América

ELISA ALVARENGA Almanaque: A AMP foi reconhecida pela ONU como ONG e propõe, para 2012, uma ação política da psicanálise de orientação lacaniana no sentido de contribuir com o debate político contra a segregação. Por que a ideia de uma discussão no âmbito da AMP-América sobre o tema do álcool e drogas? De que forma a…