EDITORIAL – ALMANAQUE Nº30

Patrícia Ribeiro   Com este número comemoramos, com muita alegria, a 30ª edição da Almanaque On-line, cujo formato digital se iniciou há pouco mais de 15 anos! Desta vez, norteados pelo tema O encontro com um psicanalista hoje, seus artigos dão testemunho da importância da presença do discurso psicanalítico em nossos dias, face à presença hegemônica de…

A urgência do falasser e a presença sutil do analista: qual encontro possível?1

Laura Rubião Psicanalista, membro da EBP/AMP lauralustosarubiao@gmail.com Resumo: O texto explora certas nuances do que se pode conceber como “presença do analista” em nossa época, diferenciando-a de algumas concepções tradicionais que evocam o analista como figura neutra, passiva ou desinteressada.  Ao contrário, o analista se faz presente como aquele que escolhe estar ao lado da urgência…

A presença real na análise1

GILLES CHATENAY Psicanalista, AME da ECF/AMP gilles.chatenay@orange.fr   Resumo:   A partir dos capítulos XVI, XVII e XVIII do Seminário 8: A transferência, de Jacques Lacan, o texto se propõe a delimitar o que realmente está presente em uma análise sobre a expressão “presença real”. Palavras-chave: presença real; transferência; falo; castração, inconsciente. THE REAL PRESENCE IN THE ANALYSIS  Abstract: From chapters…

 Tem alguém aí?1

Esteban Pikiewicz Psicanalista, membro da EOL/AMP epikiewicz@yahoo.com.ar   Resumo: O autor percorre os textos de Freud e de Lacan buscando elucidar o que estaria implicado na expressão presença do analista”. Ele destaca a ideia inicialmente desenvolvida por Freud sobre o analista como objeto e retomada por Lacan quanto à função do “desejo do analista” e do…

Almanaque on-line entrevista Margarida Elia Assad

Margarida Assad Psicanalista, membro da EBP/AMP e professora aposentada da UFPB.     ALMANAQUE ON-LINE: Em seu texto “O impossível e o laço, o analista e a época” (2022), encontramos importantes contribuições. Ao retomar a frase de Lacan “o coletivo não é nada senão o sujeito do individual” (LACAN, 1945/1998, p. 213), você nos adverte que…

As TCCs e sua tentativa de reduzir o ser falante ao organismo

Margaret Pires do Couto Aderente da Seção Minas Gerais da Escola Brasileira de Psicanálise. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação/UFMG e pós-doutora em Teoria Psicanalítica pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. coutomargaret@gmail.com   Resumo: O artigo discute como a crença na existência de um corpo natural sustenta a tentativa operada…

Sobre certa presença da psicanálise nas ruas

Clarisse Boechat Psicanalista, doutora pelo Programa de Pós-graduação em Psicanálise da UERJ clarisse.boechat@gmail.com   Resumo: Retomo, neste texto, questões que surgiram da experiência de trabalho nas ruas da cidade do Rio de Janeiro, entre 2012 e 2019, e os ensinamentos que pude extrair daí, destacando especialmente a errância que as ruas me apresentaram como um dos…

Modos de presença1

Florencia F. C. Shanahan Psicanalista, A.P. da NLS/AMP florenciashanahan@gmail.com   Resumo: A autora levanta algumas questões, a partir de sua própria experiência, sobre os modos de presença em uma análise, apontando o lugar fundamental que o atendimento virtual teve para ela. No entanto, questiona se haveria um final de análise caso assim permanecesse. Palavras-chave: presença; analista; fim…

Defender-se de uma incompatibilidade na vida representativa

Virgínia Carvalho Psicanalista, membro da EBP/AMP, doutora e mestre em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. virginiacarvalhopsicanalise@gmail.com   Resumo: A autora trabalha a noção lacaniana de “des-montar” (déranger) a defesa a partir de uma releitura dos textos de Freud “As neuropsicoses de defesa” (1894) e “Observações adicionais sobre as neuropsicoses de defesa” (1896), nos quais localiza a “incompatibilidade…

Uma defesa primária

Cristina Drummond AME da EBP/AMP paixao.bhe@terra.com.br   Resumo: O texto aborda a importância do conceito de defesa primária como norteador da clínica freudo-lacaniana. Freud situa a noção de defesa em primeiro plano nas psiconeuroses e delineia a própria concepção do funcionamento da vida psíquica, marcando sua oposição em relação aos seus contemporâneos. Desde o texto “Projeto…