Schreber, ainda contemporâneo[1]

Sérgio Laia Psicanalista, A.M.E. da Escola Brasileira de Psicanálise/AMP laia.bhe@terra.com.br Resumo: Este texto procura demonstrar a contemporaneidade do relato publicado por Schreber sobre sua “doença dos nervos”, bem como da leitura que Freud e Lacan lhe consagraram. Privilegia-se, então, o que ele experimentou como rompimento da Ordem do Mundo, sua emasculação e um recurso inventado e…

Todo mundo é louco[1]

Frederico Zeymer Feu de Carvalho Psicanalista, A.P. da Escola Brasileira de Psicanálise AMP fredericofeu@uol.com.br Resumo: Texto de explicitação do aforismo lacaniano “todo mundo é louco”, tema do congresso da Associação Mundial de Psicanálise de 2024, destacando seu contexto de enunciação, ligado ao impossível de se ensinar, e o último ensino de Lacan, do qual esse aforismo…

O ordinário do gozo, fundamento da nova clínica do delírio[1] 

Dominique Laurent Psicanalista, A.M.E. da École de la Cause Freudienne/AMP laurent.dominique@wanadoo.fr Resumo: A norma neurótica é uma falsa evidência imposta na história do patriarcado. As normas se dizem no plural, proliferam, ao passo que a lei se diz no singular. É preciso compreender que a metáfora paterna nunca é inteiramente realizada, a fim de irmos além…

“Folitiquement” incorreto[1],[2]

Pascale Fari Psicanalista, Membro da École de la Cause Freudienne/AMP pfaripsy@gmail.com Resumo: O significante “loucura” não é mais admissível em psiquiatria. O psiquismo tem sido apagado, o qualificativo “mental” se tornou uma relíquia incômoda e o que permanece é simplesmente “a doença”. Diante do sufixo-mestre atual, neuro, o essencial não é mais o que o paciente…

Clínica psicanalítica do delírio[1]

Laurent Dupont Psicanalista, A.M.E. da École de la Cause Freudienne /AMP laurentdupont.mail@gmail.com Resumo: Em a “Clínica psicanalítica do delírio”, Laurent Dupont parte das considerações freudianas sobre o delírio no caso Schreber e, ao longo do texto, propõe ler o todo mundo é louco lacaniano como uma tentativa de cura diante do real. Ao retomar as três etapas da…

Entrevista com Sérgio de Campos

Sérgio de Campos A.M. E. da Escola Brasileira de Psicanálise/A.M.P. sergiodecampos@uol.com.br Almanaque On-Line: No final do volume 2 de seu livro Investigações lacanianas sobre as psicoses – volume este intitulado “As psicoses ordinárias” (CAMPOS, 2022a) – você cita Lacan quando ele afirma, a propósito da religião, que a psicanálise não triunfará: ela sobreviverá ou não.…

A despatologização lacaniana e a outra[1]

Francesca Biagi-Chai Psicanalista, A.M.E. da École de la Cause Freudienne/AMP bia.chai@free.fr Resumo: A autora examina a concepção de despatologização, apresentando os argumentos que justificam a oposição já apresentada no título do texto: a lacaniana e a outra. Se a autora afirma que a instituição lacaniana despatologiza, é porque está concebida segundo a topologia moebiana, regida pelo…

O método psicanalítico: de Freud a Lacan e retorno[1]

Paula Pimenta Psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise/AMP paularamos.pimenta@gmail.com Resumo: Este artigo se propõe a apresentar em detalhes o texto de Miller (1997), intitulado “O método psicanalítico”, e o texto quase homônimo de Freud (1904[1905]/2017), intitulado “O método psicanalítico freudiano”. O percurso a ser feito partirá do texto de Freud, passando pelo de Miller e…