Juventude À Deriva > Radicalização

FRANCESCA BIAGI-CHAI     GIULIA PUNTEL O começo do século XXI viu aparecer na juventude um fenômeno que está crescendo: um certo nomadismo, uma grande mobilidade e labilidade[1]. À infância turbulenta, qualificada pelo termo medicalizado hiperativa, segue-se uma adolescência, uma juventude em constante busca de uma causa exterior a si mesma que lhe escaparia e…

Amores Líquidos, Amores Nômades: Sobre As Formais Atuais Da Depreciação Da Vida Amorosa

ANA LYDIA SANTIAGO E JÉSUS SANTIAGO   FOTO : GIULIA PUNTELFOTO : GIULIA PUNTEL O interesse dessa investigação clínica é buscar tratar a especificidade das formas atuais da depreciação da vida amorosa nas sociedades em que prevalece o fenômeno das vias democráticas do individualismo de massa[1]. É essencial mostrar que tais formas de depreciação não…

Puberdade, Adolescência E Estrutura

DAMASIA AMADEO DE FREDA   ÉDER OLIVEIRA: SÉRIE SEM TÍTULO 2005   A puberdade é um momento de grandes transformações, tanto físicas como psicológicas. Conhecemos as consequências psíquicas que essas transformações acarretam, a tal ponto que Freud não duvida em considerar esse momento uma verdadeira “metamorfose” da subjetividade. A respeito das transformações físicas, Freud enfatiza…

Almanaque On-Line Entrevista – PHILLIPE LACADÉE

PHILLIPE LACADÉE   PHILLIPE LACADÉE   Ana Lydia Santiago: Jacques-Alain Miller, em seu texto “Em direção à adolescência”, apresenta a sua análise da demanda incondicional de respeito dos adolescentes: “Eu quero ser respeitado”. Segundo sua tese, o que especifica essa demanda é o fato de não ser articulada ao Outro. Ninguém sabe quem pode satisfazer…

Comentário

SIMONE SOUTO   FOTO:FREDERICO BANDEIRAF   Localizo três aspectos que me pareceram importantes no relatório apresentado por Ludmilla Feres, por ocasião do VII ENAPOL, e que hoje, nesta Conversação do IPSM-MG, temos a oportunidade, mais uma vez, de discutir.   1) O texto parte da hipótese de que os adolescentes, hoje, recorrem às imagens dos…

Drogas E Imagens: Novas Adições

LILANY PACHECO (RELATORA) POR GIULIA PUNTEL A abordagem do tema das toxicomanias no campo freudiano sempre se fez pelo reconhecimento de que as relações do sujeito com as drogas implicam o corpo próprio como Outro, na produção do gozo do corpo, e a identificação imaginária que sustenta a adesão, nem sempre dialetizável, à nomeação “eu…

Comentário – Fernanda Otoni B-Brisset

FERNANDA OTONI B-BRISSET FOTO: FREDERICO BANDEIRA   O relatório de Lilany traz orientações preciosas que articulam a clínica da toxicomania hoje e o que ela distingue como o campo político das adições. A distinção entre toxicomania e adição é um trabalho de investigação que a rede TyA tem feito e que nós acompanhamos. Localizar as…

O Que Fazer Com Seu Corpo?

SÉRGIO DE MATTOS (RELATOR) GIULIA PUNTEL Problema Como se constrói hoje um corpo? O corpo se evidencia no último ensino de Lacan; não se goza sem corpo. Contudo em “Adeus ao Corpo”, Le Breton cita Stelarc: o corpo é obsoleto, é urgente livrar-se dele ou emparelha-lo com tecnologias e experiências extremas para ampliar possibilidades. Na…