Editorial

Iniciamos o primeiro semestre de 2020 com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o que nos fez paralisar nossas atividades presenciais, assim que nossos trabalhos começaram em março. Passado o instante de ver, a diretoria do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais (IPSM-MG), juntamente com os coordenadores de suas atividades, conseguiu readequar o programa inicialmente proposto para que ele fosse realizado em modo remoto, por meio da plataforma Zoom. Dessa forma, pudemos nos reconectar ao trabalho no Instituto, encerrando um semestre de muitas atividades e muito investimento no ensino e na investigação, nas diversas inserções da psicanálise. Para o segundo semestre, nossa programação foi concebida para a realização virtual e assim continuará, até que as autoridades sanitárias permitam a retomada dos nossos encontros presenciais.

No dia 17 de agosto, às 18:30, daremos as boas-vindas aos alunos da turma XXII, cursando a 3ª. Unidade do Curso de Psicanálise, e aos novos estudantes que começarão suas aulas na 1ª. Unidade do Curso. Na sequência, será proferida a Aula Inaugural “O gozo feminino indizível: como abordá-lo?” pela diretora da Escola Brasileira de Psicanálise - Seção Bahia, Analícea Calmon. Como no semestre passado, o tema escolhido está relacionado ao XXIII Encontro Brasileiro do Campo freudiano “O feminino infamiliar – dizer o indizível”, que acontecerá no próximo ano em Salvador, Bahia. Os alunos e professores do Curso de Psicanálise, os participantes dos Núcleos, das Lições Introdutórias e das demais atividades do IPSM-MG estão convidados a participarem da Aula Inaugural, que será realizada às 20h30, por meio do Zoom.

A atividade prevista para a abertura dos trabalhos, no dia 17 de agosto, é aberta e gratuita e a inscrição para acesso ao link do zoom, onde a atividade será realizada, deverá ser feita na secretaria do Instituto. Na mesma data, dia 17 de agosto, será lançado o número 25 da Revista Almanaque on line; “O Infamiliar nos laços sociais”.

No primeiro semestre, privilegiamos o infamiliar como tema dos trabalhos nos Núcleos de Pesquisa e Investigação da Seção Clínica do Instituto, agora, tomaremos como eixo de nossas pesquisas, o feminino. Investigaremos a incidência do gozo feminino nas psicoses, toxicomanias, na clínica com crianças, na medicina, na interface da psicanálise com o direito, na saúde mental. As inscrições para as atividades dos Núcleos podem ser feitas na secretaria do IPSM-MG. Com relação às atividades da Seção Clínica, realizaremos, no dia 07 de novembro, uma Conversação cujas informações serão divulgadas em breve.

As Lições Introdutórias que acontecem quinzenalmente às terças-feiras trabalharão o Seminário 11 – os quatro conceitos fundamentais, de Jacques Lacan, sob a coordenação da diretoria do IPSM-MG. Os temas abordados serão: o inconsciente em Freud e Lacan, Tiquê a Automaton, o objeto a no Seminário 11, o olhar como objeto a, a presença do analista, o circuito pulsional e Lacan e a afânise do desejo.

Todas as informações sobre as atividades do Instituto estão disponíveis e concentradas no site www.institutopsicanalise-mg.com.br, formatado para acesso por computador, tablet ou celular, ele dispensa o uso do aplicativo. Nele, a programação do Cien, Cereda e TyA, também poderá ser acessada, além das atividades em instituições psicanalíticas do Campo freudiano, no ícone minascomlacan.

A diretoria do Instituto, juntamente com os responsáveis por cada uma de suas atividades, no Ensino e na Seção Clínica, convida os interessados a participarem. Sintam-se à vontade para procurarem, dentro do rico programa apresentado, o que mais instiga o interesse de cada um.

Desejo a todos nós, um semestre de bom e intenso trabalho!

 

Maria José Gontijo Salum
Diretora Geral do IPSM-MG