Editorial 

No dia 7 de março de 2022, o Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais (IPSM-MG) retomará suas atividades, ainda no formato virtual. Nossa tradicional Aula Inaugural acontecerá nessa data, abrindo os trabalhos do semestre. Teremos a honra de receber Ricardo Seldes, membro da Escola de Orientação Lacaniana (EOL)  e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP), atualmente, vice-presidente da Federação Americana de Psicanálise de Orientação Lacaniana (Fapol). Nosso convidado desenvolverá o tema “O acontecimento de corpo político”. Na ocasião, como de costume, lançaremos o n. 28 da  “Revista Almanaque on line”, dedicado à temática da Interpretação, que recolheu as contribuições dos Núcleos de Pesquisa do Instituto no ano de 2021.

A Aula Inaugural dará início às atividades de abertura do semestre  e será realizada em parceria com a Escola Brasileira de Psicanálise – Minas Gerais (EBP-MG). O tema proposto se relaciona ao Encontro Brasileiro de Psicanálise que acontecerá em novembro de 2022, em Belo Horizonte: “Analista, presente”. Ao longo do próximo semestre, os Núcleos da Seção clínica do Instituto realizarão suas investigações, a partir das discussões iniciadas em nossa Aula Inaugural.

Portanto, “O acontecimento de corpo político”, será o eixo a orientar o trabalho do IPSM-MG no primeiro  semestre de 2022. Ele nos remete à presença e a ação do analista na cidade, levando em consideração a subjetividade da época. Teremos a oportunidade de revisitar textos clássicos sobre psicanálise aplicada, atualizando-os com os desafios que nosso tempo comporta. Interessa-nos localizar de que modo o psicanalista de orientação lacaniana pode tomar parte nas questões políticas da nossa época, sobretudo, as que dizem respeito aos efeitos da segregação presente em nosso mundo. Essas discussões nortearão as atividades de investigação dos Núcleos de Pesquisa da Seção Clínica do Instituto.  

No próximo semestre, continuaremos os estudos, nas Lições Introdutórias,  do Seminário 6 – O desejo e sua interpretação. Concluiremos as leituras do referido Seminário, com os capítulos que compõem a parte “ A dialética do desejo”.

Todas as informações sobre as atividades do IPSM-MG estão disponíveis  no site www.institutopsicanalise-mg.com.br, acessível  por computador, tablet ou celular.  Nele, as programações  das diretorias de Ensino e da Seção Clínica, além do  Atelier de Psicanálise e Segregação,  Cien, Cereda e  TyA  podem ser acessadas, bem como as atividades e os diversos eventos do Campo freudiano, no ícone minascomlacan.

Informo que no início de 2022 acontecerá a permutação da diretoria do IPSM-MG. Lilany Pacheco assumirá a diretoria-geral; Luciana Silviano Brandão Lopes a diretoria de tesouraria e secretaria;  e Paula Pimenta a diretoria de Ensino. Cristiana Pittella e Patrícia Ribeiro continuarão à frente das diretorias de Seção Clínica e Publicação, respectivamente. A elas, desejo muito sucesso na condução dos trabalhos no Instituto.

A diretoria do Instituto, juntamente com os responsáveis por cada uma de suas atividades, no Ensino e na Seção Clínica, convida os interessados a se informarem e  se  inscreverem. Que cada um se sinta à vontade para procurar, dentro do rico programa apresentado, o que mais lhe instiga o interesse!

Desejo a todos nós um ano de bom e intenso trabalho, na expectativa de que nossos encontros  presenciais possam, em  breve e, de alguma forma,  retornarem. 

Maria José Gontijo
Diretora Geral do IPSM-MG