Editorial

O Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais - IPSM-MG iniciará suas atividades do ano de 2020, no dia 2 de março, dando as boas-vindas aos alunos das turmas XXI e XXII do Curso de Psicanálise.

Convidamos alunos e professores do curso, bem como participantes dos Núcleos, das Lições Introdutórias, dos minicursos e de demais atividades do IPSM-MG para participar da aula inaugural “Dimensões do infamiliar”, a ser proferida às 20h30, na sede do Instituto, em parceria com a EBP-MG, por Sérgio de Castro, diretor da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP).

O tema escolhido está relacionado ao XXIII Encontro Brasileiro do Campo freudiano, “O feminino infamiliar — dizer o indizível”, que acontecerá de 20 a 22 de novembro, na cidade de Salvador, Bahia.

Usualmente traduzido como “o estranho”, “o infamiliar” é a mais recente tradução adotada por Gilson Iannini e Pedro Heliodoro Tavares na edição comemorativa do centenário do artigo freudiano “Das Unheimlich”, de 1919, pela editora Autêntica. A atividade prevista para a abertura dos trabalhos, no dia 2 de março, é aberta e gratuita aos interessados, que serão bem-vindos às discussões em torno do infamiliar.

Na mesma data, lançaremos o número 24 da Revista Almanaque on-line, voltado para relações entre a psicanálise e a religião.

Durante o primeiro semestre de 2020, a Seção Clínica do IPSM-MG dedicará suas investigações teóricas e clínicas à temática “O infamiliar e suas incidências na prática psicanalítica”, investigando suas dimensões nas psicoses, nas toxicomanias, na clínica com crianças, na medicina, na interface da psicanálise com o direito e na saúde mental.

As inscrições estão abertas na secretaria do Instituto.

No próximo semestre, o IPSM-MG realizará o minicurso “Depressão: do clássico ao contemporâneo”, a ser ministrado por Maria de Fátima Ferreira e Wellerson Alkmin, nos dias 23 de maio e 20 de junho, das 9h às 12h.

As Lições Introdutórias, que acontecem quinzenalmente às terças-feiras, trabalharão o Seminário 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise, de Jacques Lacan, sob a coordenação de Frederico Feu e Fernanda Otoni-Brisset. Os temas abordados serão psicanálise e ciência; inconsciente freudiano e inconsciente lacaniano; a repetição; introdução ao conceito de objeto a; o objeto olhar; a presença do analista e o sujeito suposto saber; a pulsão e seus circuitos; e o sujeito e o Outro: alienação e separação.

A partir deste ano, inauguramos uma nova página eletrônica para o IPSM-MG. Adequada para acesso por computador, tablet ou celular, dispensa o uso do aplicativo. Portanto, a partir de 2020, todas as informações sobre as atividades do Instituto estarão disponíveis e concentradas no site www.institutopsicanalise-mg.com.br. As atividades do Cien, Cereda e TyA estarão acessíveis, assim como informações sobre atividades em instituições psicanalíticas do Campo freudiano, na sessão Minas com Lacan.

A diretoria do Instituto, juntamente com os responsáveis por cada uma de suas atividades, no Ensino e na Seção Clínica, convida os interessados para participar e se sentir à vontade em procurar, no rico programa apresentado, o que mais lhe instiga o interesse.

Desejo, a todos nós, um ano de bom e intenso trabalho!

Maria José Gontijo Salum